21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down: 50% das crianças com SD sofrem de problemas cardíacos

São Paulo, março de 2017 – A Síndrome de Down (SD) se dá quando, ao invés de existirem 46 cromossomos nas células do organismo, ocorre uma alteração genética que produz três cromossomos X nas células, totalizando 47. Devido a essa alteração, também chamada de ‘trissomia do 21’ e as suas pré-disposições, as crianças estão sujeitas a maior ocorrência de doenças.

Segundo o cirurgião cardiovascular de São Paulo, Marcelo Sobral, entre as patologias mais comuns estão as cardiopatias congênitas e anormalidades na estrutura do coração, que afetam pelo menos 50% das crianças nascidas com SD.  Além disso, de acordo com a Associação de Cardiologia Americana (American Heart Association), cerca de uma criança em cada 100 apresenta defeitos no coração e, normalmente, esses problemas ocorrem enquanto o feto está em desenvolvimento no útero da mãe.

“Muitas vezes, os portadores de SD são indicados às cirurgias para corrigir má formação. Mas também, dependendo do problema, pode haver regressão espontânea. O importante é sempre fazer o diagnóstico correto”, comenta o médico.

O especialista destaca ainda que os pais devem ficar alertas aos pequenos sinais que podem representar problemas cardíacos nas crianças. “Dificuldade na alimentação, cansaço durante e depois das mamadas, pneumonias de repetição e dificuldade para o ganho de peso podem sinalizar a necessidade de uma consulta com o cardiologista”, finaliza Sobral.

AC | Medellin Comunicação

Deivisson Lopes Pimentel – Bibliotecário
http://www.deivissonlopes.wordpress.com
http://www.bibliotecadeivissonlopes.wordpress.com

 

Resultado de imagem para deivisson lopes

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s