Renato Roseno apoia manifesto contra novo coordenador de saúde mental

Dep. Renato Roseno (Psol)

Dep. Renato Roseno (Psol)
Dep. Renato Roseno (Psol)Foto: Máximo Moura

O deputado Renato Roseno (Psol) declarou, no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (15/12), seu apoio ao manifesto que acontece na Coordenadoria Geral de Saúde Mental, em Brasília, contra o novo coordenador, doutor Valencius Duarte.

Segundo o parlamentar, Dr. Valencius Duarte Filho é opositor da reforma psiquiátrica no Brasil. Também era o proprietário de um dos maiores e mais cruéis manicômios do País, o que seria um “retrocesso” no tratamento dos pacientes, caso ocupe o cargo. “O Brasil e o mundo assistiram por décadas a um sistema de saúde mental baseado em maus-tratos, isolamento e choques elétricos. Conseguimos mudar essa realidade com a Lei da Reforma Psiquiátrica e não podemos retroceder agora”, salientou.

Renato Roseno lembrou que, com a lei, o Brasil passou a tratar os seus pacientes com sofrimento mental de forma respeitosa e digna, mas que o sistema ainda tem falhas nos seus centros de atendimento, como a falta de profissionais da área, porém vem desenvolvendo um bom trabalho.

“Nós não vamos nos calar diante desse retrocesso. O caminho para esses pacientes é a inclusão social. Queremos uma sociedade para todos, com uma rede de atenção que não seja baseada na camisa de força ou química. Junto-me aos familiares que ocupam a Coordenadoria em Brasília e garanto que, em todos os recantos do País, haverá vozes do lado de vocês”, afirmou o deputado.

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PSD) falou sobre sua experiência com o tratamento de pacientes com sofrimento mental e apontou os manicômios como instituições medievais. “Sabemos que eles têm uma resposta melhor ao tratamento com a convivência social. Segregá-los não é a solução e não podemos aceitar esse retrocesso no tratamento dos nossos pacientes”, observou.
LA/AT

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s