Pacientes da saúde mental de SBC participam de competição de remo

Na sexta-feira (18), a Represa Billings recebe, a partir das 8h, o 3° Circuito de Remadas Competitivas. A disputa, às margens do Parque Natural Municipal Estoril, em São Bernardo, vai reunir pacientes da rede de saúde mental da cidade do ABC que participam do programa ‘Remando para a Vida’ e moradores que já fizeram parte da iniciativa.

O Remando para a Vida é um programa da Prefeitura que desenvolve, com pacientes dos CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atividades esportivas com caiaques e pranchas de stand-up paddle. O objetivo é promover, por meio da diversão e do esporte, a inclusão social e a reabilitação terapêutica, assim como apresentar a importância da preservação ambiental.

Ricardo Costa, coordenador do ‘Remando para a Vida’, explica que a participação dos usuários da saúde mental gera bons resultados e até a adesão a mais atividades ligadas ao meio ambiente. “Nossa proposta é o cuidado em liberdade. É um projeto inovador já que une atividades junto à natureza e terapêuticas. Além disso, existe a construção de vínculos entre os participantes”.

Ainda segundo ele, alguns dos participantes já passaram por diversos tipos de tratamento e hoje, graças ao Remando para a Vida, exibem melhoras significativas. “Temos alguns usuários que já estiveram diversas vezes internados em clinicas e unidades terapêuticas. Mas nós procuramos fazer o cuidado de maneira diferenciada, ajudando as pessoas a construir novos projetos de vida”, conta Costa.

As provas da competição do dia 18 serão disputadas em várias modalidades: K1 (caiaque individual), K2 (caiaque em dupla), prancha de stand-up paddle e a prova de coleta ‘Jogo Limpo’, na qual os participantes deverão arrecadar resíduos jogados na represa e no entorno. Essa última prova também tem caráter educativo, já que ganha quem juntar mais materiais.

Após a competição, acontecerá uma festa de confraternização entre pacientes, monitores e o público.

São esperados para esta edição aproximadamente 250 participantes, com idades entre 7 a 60 anos. O evento é aberto a todos e o público poderá participar ou apenas assistir.

O ‘Remando para a Vida’, que completa 4 anos em março de 2016, já atendeu mais de 800 pacientes dos CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) e UBSs. As atividades ocorrem três vezes por semana – quartas, quintas e sextas -, sempre nas águas da Represa Billings, no Parque Natural Municipal Estoril.

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bernardo em parceria com as secretarias de Segurança Urbana, Gestão Ambiental e com o apoio dos salva-vidas da Guarda Civil Municipal (GCM), que garantem a segurança dos participantes durante os encontros.

Serviço – Na sexta-feira, funcionários da Secretaria de Saúde estarão na entrada do Parque Estoril para ajudar a instruir quem for para o evento.

O Parque Municipal Natural Estoril fica na Rua Portugal, 1.100, no Riacho Grande. Informações: 4335-3975.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s