Ato em Santos relembra ‘Casa dos Horrores’

Manifestantes deram as mãos em frente à antiga Casa Anchieta, em Santos

A segunda-feira foi marcada por protestos em várias cidades do Brasil contra a nomeação do psiquiatra Valencius Wurch para coordenador Nacional de Saúde Mental. Wurch é ex-diretor da Casa de Saúde Dr. Eiras, o maior hospital psiquiátrico da América Latina. Para técnicos e usuários do setor, a indicação dele, que substitui Roberto Tykanori, conhecido por sua militância na luta antimanicomial, significa um retrocesso às políticas de atendimento psicossocial implantadas ao longo dos últimos anos.

Em Santos, a manifestação ocorreu por volta das 14 horas, em frente ao prédio da antiga Casa Anchieta, hospital psiquiátrico que sofreu intervenção da Prefeitura, no final da década de 1980. Por 30 anos, o local, que ficou conhecido como a Casa dos Horrores, chegou a abrigar mais de 500 pacientes em um espaço onde só cabiam 250. Os relatos remontam aos maus tratos e vidas segregadas.

Entre os participantes do ato desta segunda-feira, a ex-prefeita de Santos, Telma de Souza. Foi em seu mandato (1989-1992) que a Casa Anchieta sofreu intervenção. A medida marcou o início da luta antimanicomial no Brasil.

Atualmente, o prédio da Casa Anchieta, que ainda preserva as características do antigo hospital psiquiátrico, abriga dezenas de famílias que ocuparam o local irregularmente.

Unifesp

À noite, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Rua Silva Jardim, outro ato foi realizado contra a nomeação do novo coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Na oportunidade, houve o lançamento do livro “Contrafissura e plasticidade psíquica”, do psicanalista Antonio Lancetti, um dos interventores da Casa Anchieta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s