Mulher pobre e dona de casa tem mais chance de ter problemas mentais

old-woman-1077121_640

Uma pesquisa da Unicamp mostrou que as mulheres pobres e que não exercem atividade de trabalho fora de casa  têm mais chance de propensão a problemas mentais.

De acordo com a pesquisa, as trabalhadoras remuneradas apresentaram melhor saúde mental e bem-estar do que as donas de casa. As donas de casa mostraram maiores prevalências de problemas emocionais: tal diferença é ainda maior entre as mulheres de renda baixa e é estatisticamente insignificante entre mulheres de renda alta. A pesquisa ainda correlaciona um baixo nível socioeconômico à pior qualidade de vida relacionada à saúde, em especial à saúde mental.

A pesquisa é o resultado de doutorado de Caroline Senicato, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e discute como o tipo de inserção da mulher no mercado de trabalho e o seu papel central no núcleo familiar diferenciam-se dependendo do segmento socioeconômico a que pertencem e sua influência na saúde.

Segundo a autora, 55% das brasileiras com 16 anos ou mais exercem atividade remunerada e realizam tarefas de cuidado com a família e o domicílio, questionando a ideia de que as mulheres se ocupam do trabalho doméstico por não exercerem atividade remunerada.

O estudo traz dados sobre a jornada dupla das mulheres, conciliando o trabalho doméstico e o trabalho remunerado. Ainda, segundo a autora, 30% das mulheres são consideradas economicamente inativas, estando neste segmento as donas de casa. No entanto, a autora aponta que a rotina de afazeres domésticos das mesmas é de 34 horas de trabalho semanais em média, semelhante à jornada de muitos trabalhadores no mercado de trabalho. Mas mesmo assim, as donas de casa têm incipientes ou nulos direitos como trabalhadoras.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s