Prefeitura segue com ciclo de capacitações de Saúde Mental na atenção básica

O Centro de Atenção Psicossocial de Alvorada (CAPS) promove capacitação, com o tema “Diagnóstico em saúde mental e psicofarmacologia”, no auditório do Pronto Atendimento Municipal (PAM-8). Na manhã desta terça-feira, 08 de dezembro, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem acompanharam a palestra, ministrada pelo médico Leonardo Broilo, especialista em psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Broilo abordou temas sobre como a revisão histórica da reforma psiquiátrica, imagens e pensamentos reflexivos, inclusão dos usuários dos serviços de saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), do termo profissional da saúde e seu surgimento na china, como esta a saúde deste profissional e dos benefícios do lítio para tratamentos psiquiátricos. Além disso, destacou principais avanços médicos em relação a psiquiatria nos últimos anos.

“Os encaminhamentos diminuíram 90%, hoje os médicos já atendem casos leves e conseguem dar início aos tratamentos, diretamente nas suas UBS”. Destacou o coordenador da Saúde Mental de Alvorada, Paulo Manenti, que após as capacitações de Saúde Mental, os encaminhamentos apenas de casos graves são encaminhados para especialistas da CAPS II, Infantil, Dependência Química (AD). Distúrbios mentais leves e moderados são tratados CAIS do município.

As capacitações do CAPS está em fase de encerramento de palestras. Durante o recesso, a Direção Técnica de Saúde Mental organizará um novo ciclo de capacitações com ênfase em dependência química e infância e adolescência. As atividades devem ser retomadas em março de 2016.

O Centro de Atenção Psicossocial de Alvorada já realizou palestras com temas como “Diagnósticos em Saúde Mental e Psicofarmacologia”, “Bipolaridade”, “Transtornos de Ansiedade”, “Depressão e prevenção do suicídio”, “Esquizofrenia” e “Acolhimento em Saúde Mental”, no primeiro ciclo de cursos. A segunda fase de capacitação, que está ocorrendo, já contou com palestras sobre os temas “Dependência Química”, “Acolhimento em Saúde Mental”, “Matriculamento em Saúde Mental” e “Infância e adolescente”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s