Empresas serão obrigadas a verificar saúde mental dos trabalhadores

TÓQUIO (IPC Digital) – A partir de dezembro, empresas no Japão serão obrigadas a oferecer aos seus funcionários um teste anual para verificar o nível de estresse mental, em meio a um aumento nos trabalhadores que sofrem transtornos mentais, disse o Ministério da Saúde.

O teste, na forma de questionário, terá como alvo mais de 20 milhões de funcionários, em cerca de 16.000 instalações de negócios em todo país, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.

O objetivo do teste é permitir que os trabalhadores conheçam o seu próprio nível de estresse, disse o psiquiatra Takashi Amagasa, notando que as circunstâncias de saúde mental estão se deteriorando nos locais de trabalho e incentivar os trabalhadores a fazerem o teste.

Aos trabalhadores, que não serão obrigados a fazer o teste, será informado dos resultados diretamente dos médicos ou enfermeiros envolvidos na avaliação. Aqueles julgados como altamente estressados, se desejarem, poderão se consultar com um médico; enquanto seus empregadores, com base em pareceres do médico, terão que tomar medidas como corte da jornada de horas e mudança no local de trabalho.

Médicos e enfermeiros serão proibidos de dizer a empregadores o resultado do teste sem o consentimento do entrevistado. Eles e os trabalhadores encarregados dos testes têm o dever de confidencialidade, levando até mesmo a punição.

 

Fonte: Japan Today

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s