Concurso literário alerta para a saúde mental

Os vencedores do concurso para a colectânea «Mens Sana», uma iniciativa da Fundação S. João de Deus em parceria com a editora Livros de Ontem, já são conhecidos.

A iniciativa nasceu da máxima latina “mens sana in corpore sano”. É uma colectânea de contos inspirada na loucura, nas fronteiras entre a demência e a sanidade da mente humana, cujo principal objectivo é a sensibilização para as questões da saúde mental e a luta contra o estigma que ainda perdura na sociedade civil.

Tem como fim, além de divulgar a vida de S. João de Deus enquanto homem e livreiro, publicar uma colectânea de contos na forma de livro solidário de apoio aos projectos de promoção da saúde mental que a Fundação S. João de Deus promove, e incentivar a escrita literária, apostando na publicação de novos textos, novos autores e novos valores literários.

Nesta primeira edição do concurso, da selecção do júri, composto pelos escritores Samuel Pimenta, Maria Azenha, Miguel Miranda, Pe. António Mariano e por João Batista, editor da Livros de Ontem, saíram oito vencedores (de um total de 70 concorrentes de vários países lusófonos): Ana Costa, André Pinto, Cláudia Dias, Eduardo Duarte, Luísa Fresta, Márcia Costa, Mariela Jung e Virgínia Teixeira Antunes.

Rui Ferreira Amaral, presidente da Fundação S. João de Deus, considera que «esta iniciativa é mais um passo na luta contra o estigma da doença mental na nossa sociedade, pondo o foco no problema. Além disso, os valores angariados serão usados directamente para facilitar a integração de quem sofre de doença mental».

A publicação da antologia «Mens Sana» está agendada para Janeiro, onde será feita a cerimónia pública de apresentação dos autores vencedores.

Até lá, pode apoiar o projecto ou saber mais aqui.
Sobre a Fundação S. João de Deus
Instituída pela Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, a Fundação S. João de Deus apoia pessoas em situação de vulnerabilidade, de forma inovadora e sustentada, promovendo a saúde mental e o envelhecimento activo.

Resultado de imagem para deivisson lopes pimentel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s