Odemira recebe três projectos de saúde mental

Odemira recebe três
projectos de saúde mental

Foram apresentados esta quarta-feira, 11, três projectos ligados à saúde mental que estão actualmente a decorrer no concelho de Odemira, no sentido de fazer o diagnóstico das respostas nesta área no município.
Um dos projectos apresentados foi o “FelizMente”, dinamizado pela TAIPA no âmbito do programa “Sinergias Sociais”.
Financiada pelo Município, a iniciativa arrancou em Setembro deste ano e terminará em Maio de 2016, tendo por finalidade contribuir para o aumento do conhecimento sobre questões de saúde mental, em jovens, dirigentes e comunidade em geral.
Já o PreSaMe – Projecto de Respostas em Saúde Mental é, na prática, um estudo coordenado por Lucília Nunes, do Politécnico de Setúbal, tendo nascido da escassez de informação sobre as respostas existentes no Alentejo Litoral e, em particular, em Odemira.
Entre as suas metas está, entre outras, a caracterização do tipo de respostas em saúde mental existentes no concelho e as instituições com intervenção na área, a identificação dos projectos promotores da saúde mental desenvolvidos e em desenvolvimento no concelho, e a análise dos problemas e necessidades nesta matéria identificadas pelos participantes.
Finalmente, o “Eutimia” é promovido pela Aliança Europeia contra a Depressão em Portugal, sendo financiado pela EEAGrants e tendo como parceira a CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral.
A ideia passa por desenvolver uma via de cuidados de saúde mental para adolescentes, através da capacitação dos profissionais de saúde e de educação nas escolas públicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s