Avanços da Saúde Mental no estado são discutidos durante palestra

11 de Novembro de 2015 às 10:06:56

Com o tema “Avanços e Desafios das Redes de Atenção Psicossocial (RAPs) de Rio Branco”, a palestra promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) teve como proposta promover uma roda de conversa sobre os avanços e desafios na implantação das RAPs no estado.

O evento contou com a presença do coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde (MS), Roberto Tykanori.

Durante o evento, houve apresentação de projetos da saúde estadual que desenvolvem ações voltadas para os pacientes em tratamento psiquiátrico, além de prevenção contra álcool e drogas junto a jovens e adolescentes em idade escolar.

“O coordenador está conhecendo a realidade local, e levando aos participantes o que o Ministério da Saúde pensa em relação à Política Nacional de Saúde Mental e à implantação das RAPs”, explicou a gerente da Divisão de Saúde Mental da Sesacre, Kariny Gonçalves.

Participaram do evento, representantes das secretarias de Saúde do Acre e de Rio Branco, da Associação de Pacientes e Amigos da Saúde Mental do Acre (Apasama), Promotoria Especializada de Defesa da Saúde do MPE, gestores e profissionais da área de saúde mental.

Roberto Tykanori é uma das grandes referências nacionais em Saúde Mental. Já colaborou com o MS em várias oportunidades, e tem extenso histórico no movimento da reforma psiquiátrica no Brasil.

Tykanori esteve à frente do processo de reforma psiquiátrica em Santos, primeira cidade brasileira que fechou um manicômio e construiu uma rede com serviços, como Núcleos de Apoio Psicossocial e outras experiências pioneiras: Cooperativa de Trabalho Paratodos, Rádio Tam-Tam, Centro de Valorização da Criança (anterior ao ECA), entre outros.

“O Acre vem crescendo e avançando ao longo dos últimos anos na construção das RAPs e preparando professores das escolas públicas, para atuar na prevenção do uso de drogas e álcool pelo público jovem. Com esse encontro, vamos aprofundar ainda mais essa discussão”, disse Tykanori.

Agência

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s