Abertura da temporada Música nos Hospitais será no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP

O Hospital das Clínicas (HC) da USP será palco da abertura da temporada 2015 do projeto Música nos Hospitais, projeto que acredita na contribuição da música para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e humano. Realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM) em parceria com a Sanofi e o Ministério da Cultura, o projeto levará neste ano seus acordes à rede pública de atendimento à saúde mental. O show inicial da Orquestra do Limar ocorre em 11 de novembro, às 11h, no Hall Principal do Instituto de Psiquiatria do HC.

Com repertório que contempla desde o clássico de Vivaldi e Mozart até o vigoroso tango argentino de Astor Piazzola, passando pela harmonia de Tom Jobim e o colorido musical dos Beatles, a música será usada como ferramenta terapêutica de cuidado humanizado, cujo foco está nos aspectos psicossociais do paciente e de sua família.

Para proporcionar os benefícios da música a todos os pacientes, especialmente aos que não podem deslocar-se até o local que a orquestra vai tocar, o grupo principal se divide para levar o espetáculo para os quartos e corredores.

Além disso, visando ampliar o número de eventos, trios farão apresentações menores em cidades de São Paulo. Estas apresentações são consideradas uma ação complementar e vão ocorrer em datas diversas daquelas em que houver apresentações de orquestras. Nesses pocket shows, os músicos vão alternar instrumentos como contrabaixo acústico, saxofone, flauta e acordeom, e executar músicas pedidas pelo público participante.

O programa teve início em 2004, abrangendo hospitais do estado de São Paulo, e a partir de 2007 estendeu-se para todo o país. Já foram realizados 162 concertos, alcançando mais de 50 mil pessoas em 63 hospitais; 36 na capital, 19 em outros municípios paulistas; e 8 em outras regiões do Brasil.  As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral, e são assistidas em média por uma plateia de de 300 a 700 pessoas.

Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association – AMTA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Teraphy – WFMT) enumeram os efeitos da música no funcionamento do organismo. Hoje, já se sabe que as atividades musicais melhoram o humor, potencializam a expressão e favorecem o aprendizado.

Sobre a Associação Paulista de Medicina

Fundada em 1930, a APM é uma entidade representativa dos médicos do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, de utilidade pública e com cerca de 30 mil associados, tem o objetivo de identificar e enfrentar os grandes desafios da medicina na atualidade. Além do Música nos Hospitais, a APM apoia diversos programas culturais abertos ao público e gratuitos. São exposições de arte, palestra sobre história da arte, programas musicais que vão do erudito ao jazz, cinema com debates e para a terceira idade. Realizou as exposições itinerantes Além da Pele, A Beleza da Alma e da Família; e Hiroshima e Nagasaki: Um agosto para Nunca Esquecer!. Oferece, ainda, encontros de lazer e cultura, Escola de Artes, Biblioteca, Pinacoteca e Museu de História da Medicina.

Sobre a Sanofi

No Brasil desde a década de 50, com sede em São Paulo, a Sanofi é um dos maiores grupos farmacêuticos no País, com cerca de 5.300 pessoas em suas operações Sanofi Farma, Sanofi Pasteur, Medley, Genzyme e Merial. Com forte tradição em investimentos sociais privados, a organização apoia dezenas de programas de longo prazo, priorizando a saúde e a humanização dos tratamentos. Anualmente, o Grupo Sanofi investe, em média, 8 milhões de reais, beneficiando 2,5 milhões de pessoas. Dentre as principais iniciativas, destacam-se o programa de brinquedotecas hospitalares “Nossos Sonhos são Possíveis”, a coleção de livros de receitas e cuidados para pacientes com câncer, diabetes ou cardiopatias “Comida que Cuida”, e a exposição itinerante “Ciência Móvel”, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Música nos Hospitais – Orquestra do Limiar

Data: 11 de novembro de 2015 (quarta-feira)

Local: Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – Hall Principal

Endereço: Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – Cerqueira César – São Paulo, SP

Horário: 11h

Evento gratuito

Assessoria de imprensa

Acontece Comunicação e Notícias

Karina Morais ou Kelly Silva

(11) 3873.6083 / 3871.2331

acontececom6@uol.com.br

Assessoria SANOFI

Paulo Justus

Relações com a Imprensa Sanofi Brasil

(11) 3759-6004

paulo.justus@sanofi.com

Pamela Alexandre Silva

Relações com a Imprensa Sanofi Brasil

(11) 3759-6402

pamela.silva@sanofi.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s