Poluição aumenta risco de AVC e piora ansiedade

Saúde

Poluição aumenta risco de AVC e piora ansiedade

Revelação foi feita através de recente estudo escocês

Se os efeitos negativos causados pela poluição atmosférica já preocupavam, imagine agora, que chegou ao conhecimento público o resultado de dois estudos realizados pela Universidade de Edimburgo, Escócia. As duas pesquisas, por sua vez, analisaram 103 outros estudos, publicados em 28 países, revelando que a contaminação do ar aumenta o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ansiedade.

A nova análise trouxe a comprovação de que a exposição ao monóxido de carbono, dióxido sulfúrico, dióxido de nitrogênio e ozônio, presentes, por exemplo, na fumaça dos automóveis, aumenta o número de morte por essas causas. E, conforme descobriram os cientistas responsáveis pela pesquisa, apesar de terem sido analisados apenas 20% dos estudos e os mesmos sido realizados em países subdesenvolvidos ou emergentes, a ligação entre poluição e AVC foi maior nas nações mais carentes, justamente por concentrarem maior nível desses poluentes.

Além de aumentar o risco de AVC, os cientistas também constataram uma ligação entre a poluição e ansiedade, baseado na análise de 71.271 mulheres, entre 57 e 85 anos, avaliando a distância que moravam de rodovias. A exposição de poluentes com base em dados meteorológicos e geográficos foram avaliados em cinco períodos: um mês, três meses, seis meses, um ano e quinze anos. As participantes também responderam um questionário registrando o nível de ansiedade de cada uma. Os pesquisadores concluíram que, as que moravam próximas a rodovias, numa distância de 50 a 200 metros, apresentavam mais ansiedade do que as que moravam longe das estradas.

O estudo, no entanto, não avaliou fatores como ruídos, pressão atmosférica e excesso de sol, que igualmente podem influir na saúde mental, causando problemas nervosos.

A poluição precisa ser controlada, não só pelos problemas respiratórios que gera, mas por influir na saúde física e mental como um todo.

Veja Também

– Mulheres mais altas têm mais chances de ter câncer após menopausa, diz estudo
– Pais não devem permitir que crianças tomem goles de sua bebida alcoólica
– HIV pode causar demência
– Pesquisa revela que pais não se dão conta da obesidade dos filhos
– Esperança para pessoas que sofrem de daltonismo

Veja todas as matérias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s