Permacultura ajuda no equilíbrio mental e emocional dos praticantes

Fazer uma integração do ser humano com a natureza é uma das finalidades da permacultura, prática que utiliza métodos holísticos para manter um ambiente sustentável. A permacultura é uma das terapias oferecidas nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics) Equilíbrio do Ser e Cinco Elementos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Através do contato com a terra e as plantas, a prática proporciona aos participantes uma integração ao meio ambiente de forma consciente e sustentável, além de ajudar nas relações humanas e no equilíbrio mental e emocional de seus praticantes.

A terapia tem sido uma experiência positiva para a dona de casa Rita de Cássia Bandeira, que participa da atividade há quase três anos no Cpics Equilíbrio do Ser, que percebeu mudanças importantes em sua vida. “Melhorou muito o meu relacionamento com as pessoas dentro e fora de casa. Mudou meu modo de ver a vida, dar mais importância às coisas da natureza e melhorou até minha autoestima”, contou.

A dona de casa não só abraçou a permacultura, como também resolveu apresentar a atividade à sua neta Ana Beatriz, de apenas 8 anos de idade. “Hoje em dia as crianças têm muito mais contato com as tecnologias eletrônicas do que com a natureza. Por isso acho importante que minha neta tenha essa experiência de cuidar da terra e das plantas para ter uma mente mais saudável”, disse.

De acordo com Fábio Henrique Miranda, terapeuta holístico da Rede Municipal de Saúde, Cássia é apenas um dos vários exemplos de pessoas que apresentaram mudanças positivas após iniciar a terapia de permacultura. “É um trabalho complementar de saúde mental para pessoas de qualquer idade. O nosso foco é no bem estar físico, equilíbrio emocional e na qualidade de vida. Quando trabalhamos com o plantio, por exemplo, a intenção é que aquela semente da planta represente a semente que vai brotar na vida da pessoa”, observa Fábio.

Nas atividades de permacultura, os usuários trabalham com a terra, cuidam de uma horta mandala de plantas medicinais e participam de oficinas de como aplicar a permacultura em suas próprias casas, a exemplo da reutilização de lixo orgânico. No Equilíbrio do Ser as atividades acontecem nas terças e quintas-feiras, das 15h às 17h. Já no Cinco Elementos, as atividades estão abertas ao público em tempo integral, sempre acompanhadas por um orientador, de terça a sexta-feira, das 8h às 16h.

Rede e serviços – A rede de serviços de práticas integrativas e complementares de saúde em João Pessoa é composta por três centros: o ‘Cinco Elementos’, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica); o ‘Canto da Harmonia’, no Valentina Figueiredo, e o ‘Equilíbrio do Ser’, nos Bancários.

O serviço oferece aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, Tai Chi Chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, entre outras terapias.

Existem duas formas para o usuário ter acesso às atividades: ele ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou procurar diretamente uma das três unidades. Os locais funcionam de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h30, e na sexta-feira, das 14h às 18h. Neste dia, os três serviços realizam o cuidado aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).

No primeiro atendimento, o usuário passa por um acolhimento e escuta qualificada, onde é desenvolvido o Plano Terapêutico Singular, dando início assim ao tratamento. Ele recebe uma carteirinha com dia, hora, prática e o nome do terapeuta que irá acompanhá-lo durante o tratamento.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com os centros:
Canto da Harmonia
Endereço: Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n°, Valentina Figueiredo.
Telefone: 3218-5873
Equilíbrio do Ser
Endereço: Av. Sérgio Guerra, s/n°, Bancários.
Telefone: 3214.2921
Cinco Elementos
Endereço: Parque Arruda Câmara (Bica)
Telefone: 3218-9817

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s