Gullar critica combate à internação de portadores de doenças mentais

Considerado o maior poeta vivo do Brasil, Ferreira Gullar se ocupa de um assunto extraliterário em entrevista ao Dossiê Globonews: chama de “bobagem, mentira e hipocrisia” a atitude dos que combatem a internação de portadores de doenças mentais. Ocupante da cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras, o maranhense Gullar trata do assunto com conhecimento de causa, porque teve dois casos de esquizofrenia na família.

Assista à entrevista completa de Gullar a Geneton Moraes Neto no GloboNews Play

“Vivemos numa cidade bastante hipócrita. Todo mundo é “bacana”, todo mundo é “liberal”. É tudo de araque! A maioria dessas teses que ouço na televisão é de araque, é tudo para inglês ver. Parece bacana, mas eu queria era ver a hora em que ele estivesse diante de um filho de 12, 15 anos de idade querendo se jogar pela janela! O que é que ele faria?”, destaca Ferreira Gullar.

“Pelo fato de eu ter sido obrigado a lidar com esse problema, tenho experiência e conhecimento real sobre o assunto. Não tenho teoria. Eu sei que é muito bonito ter teoria como ‘sou contra internação’. Mas as coisas não são simples assim, não”, pondera o poeta, acrescentando que a internação de hoje é bem diferente da de antigamente, assim como os novos medicamentos, que mudaram a relação do doente com a clínica.

“O seu filho, o seu amigo ou a pessoa que convive com você pode entrar em surto e, aí, não tem outra saída, senão internar. Porque ela pode agredir você, as pessoas que estão em volta ou se agredir e jogar pela janela”, afirma Gullar. “Em surto, não sabe o que está fazendo. Neste momento, o caminho é internar: ele é submetido a doses de remédio intensas e, dentro de uma semana ou um mês, estará em casa”, completa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s