Usuários dos Caps participam do Festival de Arte e Desporto

Um dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é a reabilitação por meio de ações que promovem a inclusão social das pessoas que têm sofrimento psíquico ou com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Para estimular a qualidade de vida desses usuários, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza o I Festival de Arte, Cultura e Desporto, que acontece na terça-feira (27), 8h, no Clube dos Empregados da Petrobras, em Guaxuma.

Os usuários e técnicos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além dos familiares, participam da ação que visa estimular outros Caps e Raps a desenvolverem atividades na área de arte, cultura e desporto. De acordo com a técnica do núcleo de Saúde Mental da Sesau, Claudete Lins, “o intercâmbio de experiências estimula os usuários e familiares, além de divulgar talentos e promover a integração”.

Catalisar, reunir e congregar ações nas áreas de arte, cultura e desporto são os objetivos do evento. Segundo Claudete Lins, o projeto Copa Caps foi ampliado para incluir outras modalidades, oferecendo a oportunidade – além do caráter competitivo das partidas – de compartilhar fazeres e habilidades num espaço de expressão, lazer, troca, aprendizado e solidariedade.

“O Festival potencializa a ação da Rede de Atenção Psicossocial, integrando serviços e setores importantes para o objetivo final da saúde mental”, esclareceu a técnica da Saúde Mental da Sesau. Finalidade essa que está voltada ao bem estar e a inclusão social das pessoas assistidas.

Programação – O Festival vai ter espaço para a exposição e venda de produtos e artigos oriundos dos empreendimentos e oficinas de geração de renda em funcionamento nos Caps, além de apresentações musicais, teatro, dança, desenho e pintura. Acontecem ainda atividades desportivas, como competição de futebol, atletismo, voleibol, dentre outros.

por Agência Alagoas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s