Exposição SuperHerois apresenta diferentes visões de usuários do Caps

Para lembrar o Dia das Crianças (12/10), o Grupo Traço, formado por artistas que também são usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), realiza a exposição ‘SuperHerois’. As obras, nas quais o que prevalece é a diversidade de interpretações e enfoques do mito do super-herói, estão expostos na Gibiteca Eugênio Colonnese (Rua Tasman, 301, no Jardim do Mar). A mostra pode ser visitada, gratuitamente, até 6/11, de terça a sábado, das 9h às 17h.

Apesar dos artistas já terem apresentado suas obras em diversos espaços culturais, essa é a primeira vez que eles expõem como coletivo.

O grupo – formado por Vitor Yanazawa, Ciro Bezerra, Carlos Alexandre, Jacira Lacerda, Nilson Marcelino, Tiago Wontroba, Conceição Araújo e André Torquato – participa das oficinas do Núcleo de Trabalho e Arte da Saúde Mental (Nutrarte). As pinturas foram desenvolvidas no ateliê do núcleo, localizado na Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

“Durante as oficinas, nós desenvolvemos um trabalho muito ligado à questão do querer do grupo: eles dão sugestões e têm liberdade artística para suas criações”, explica Sueli Bonfim, monitora do programa.

O coordenador do Nutrarte, Marcos Silveira de Almeida, explica que o atendimento oferecido no Caps ao grupo mudou muito a partir da inserção dos usuários no mundo das artes. Uma prova disso é a necessidade de uso de medicamentos, que tem diminuído. “Hoje eles não são um grupo de pacientes, mas de artistas que tem o apoio da Prefeitura”.

André Torquarto, um dos integrantes do Traço, concorda com o coordenador. Ele diz que agora não é mais apenas um usuário do Caps, mas um indivíduo que se expressa, também, por meio de sua arte. “Existe um movimento antimanicomial que veio para romper paradigmas. Nesse sentido, a arte nos ajuda a expressar nossos sentimentos e sensações”, diz o pintor.

Mais informações sobre a exposição ‘SuperHerois’ pelo telefone 4336-8267.

Artistas participam das oficinas do Núcleo de Trabalho e Arte da Saúde Mental
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s