Mapeamento cerebral desvenda transtorno obsessivo-compulsivo

Um estudo de cientistas dos EUA com ressonância magnética conseguiu mapear diferenças de funcionamento entre os cérebros de entre pacientes de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) e pessoas sem problemas psiquiátricos.

Usando a ressonância magnética funcional, uma técnica que busca filmar o cérebro em ação, os pesquisadores, da Universidade Estadual Wayne, em Detroit, enxergaram um comportamento anômalo do cortex cingulado anterior, região do cérebro associada ao controle cognitivo, nos portadores de TOC.

A descoberta, publicada na revista científica “Frontiers in Human Neuroscience” ainda não tem aplicação clínica, mas cientistas afirmam que a informação será valiosa na pesquisa de novos tratamentos. O TOC é caracterizado por comportamentos repetitivos, como nos casos de pessoas que ficam checando e rechecando seus itens, ficam presas a rotinas rígidas e não conseguem tirar alguns pensamentos da cabeça.

O anúncio de novas descobertas da neurociência tem contribuído para a compreensão do transtorno, cujo diagnóstico hoje é feito ainda apenas com base em sintomas.

“Esse resultado fornece um arcabouço científico proposto para aquilo que clínicos já haviam notado sobre comportamentos ligados ao TOC. Esses efeitos baseados em redes de neurônios haviam sido sugeridos, mas não haviam sido demonstrados anteriormente com neuroimagem sobre o transtorno”, afirma Vaibhav Diwadkar, um dos cientistas autores do trabalho. “Se pudermos descobrir um mecanismo claro que esteja por trás da doença, teremos a promessa de melhora no caminho em direção ao tratamento.”

Terapia cognitiva
Um outro estudo com ressonância magnética funcional, realizado pela UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), conseguiu prever quais pacientes de TOC eram mais propensos a ter uma resposta boa de terapia cognitivo-comportamental, principal intervenção não farmacológica usada contra o transtorno.

Pelo padrão de conectividade do cérebro, cientistas conseguiram prever quais pacientes eram mais propensos a ter recaídas depois de tratados com técnicas cognitivo-comportamentais. O retorno dos sintomas acentuados de TOC ocorrem em cerca de um quinto dos pacientes que inicialmente obtém sucesso com a terapia psicológica.

“Descobrimos que a terapia cognitivo-comportamental em si resulta em locais com redes cerebrais mais densamente conectadas, o que reflete uma atividade cerebral mais eficiente”, afirmou Jamie Feusner, um dos autores do trabalho. “Mas a terapia cognitivo-comportamental é cara, longa, difícil para pacientes e indisponível em muitas áreas. Então, se algum paciente terá a recidiva de seus sintomas, é útil saber isso antes de receber tratamento.”

A conclusão dos pesquisadores de Los Angeles está descrita em estudo na revista “Frontiers in Psychiatry”.

UNEF lança Edital Vestibular 2016.1 com mais 5 novos cursos

A UNEF está com inscrições abertas para o Vestibular 2016.1. O edital foi lançado nesta segunda-feira (14) com mais 5 novos cursos: Biomedicina, Design de Interiores, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Gestão Hospitalar

Outra novidade é que o candidato poderá ingressar tanto usando o resultado da avaliação do Exame Nacional de Ensino Média (ENEM) quanto pelo Processo Seletivo de prova escrita. Serão reservadas 50% das vagas para o ingresso pelo ENEM.

A prova será realizada na sede da Faculdade UNEF, no dia 22/11/2015 (domingo), das 9h às 13h. O portão estará aberto a partir das 8h. O interessado deve se inscrever até o dia 20/11/2015, das 08h30 às 12h30 e das 14 às 21h, na sede da Faculdade, na Avenida Luís Eduardo Magalhães, s/n, Subaé (ao lado do antigo Clube Cajueiro) ou através do site: www.unef.edu.br, também até o dia 20 de novembro.

Veja a lista de cursos e escolha o que mais combina com você:

Administração – Noturno
Arquitetura e Urbanismo – Matutino e Noturno
Biomedicina – Matutino e Noturno (novo)
Design de Interiores (Tecnológico) – Matutino (novo)
Engenharia Civil – Matutino e Noturno
Engenharia Elétrica – Matutino e Noturno (novo)
Engenharia Química – Matutino e Noturno (novo)
Farmácia – Matutino e Noturno
Gestão Hospitalar (Tecnológico) Matutino (novo)
Jornalismo – Noturno
Publicidade e Propaganda – Noturno

Essa é a oportunidade para você fazer parte da melhor Faculdade do interior da Bahia, com a melhor estrutura da região. A prova será composta por redação, de gênero dissertativo, devendo ter como Eixos Temáticos: a cultura, os problemas sociais, econômicos ou políticos brasileiros. Será avaliada a capacidade do candidato para construir e fundamentar reflexões críticas e estabelecer relações lógicas entre os argumentos, pressuposto indispensável para o ingresso aos estudos de nível superior.

MKT Grupo Nobre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s