Depressão e ansiedade atinge maioria dos pacientes no AME

Levantamento feito no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Psiquiatria, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), na zona norte da capital paulista, revelou que 58,3% dos pacientes atendidos no local têm sintomas de ansiedade (29,4%) ou depressão (28,9%).

Os demais atendimentos ocorrem por transtornos psicóticos (9,7%), mentais orgânicos (6,4%), como demência, e decorrentes do uso e abuso de substâncias (5,9%), por exemplo.”A saúde mental não é algo fácil de definir, pois está relacionada a uma variedade de coisas, todas ligadas ao bem-estar, mas que leva em conta o meio e a cultura onde o indivíduo está inserido, que influenciam seu quadro”, explica a psiquiatra Denise Amino, diretora da unidade.

Desde sua inauguração, em agosto de 2010, o AME Psiquiatria já atendeu aproximadamente 18 mil pacientes, realizando, em média, 5.700 atendimentos por mês.Atualmente, a unidade conta com cerca de 4.000 pacientes em tratamento, em cinco linhas de cuidado – transtornos afetivos e de ansiedade (52%), psiquiatria geriátrica (19%), transtornos psicóticos e esquizofrenia (11%), psiquiatria da infância e adolescência (10%) e transtornos ligados ao uso de álcool e outras drogas (8%).

Tratamentos

O AME Psiquiatria oferece atendimentos psicológico, psiquiátrico, de terapia ocupacional, enfermagem e serviço social, para pacientes com encaminhamento.

A equipe do ambulatório utiliza o modelo de Gerenciamento de Caso Eletrônico, que permite um acompanhamento mais eficaz dos pacientes. Com isso, a adesão ao tratamento chegou, em média, a 80% em 2013. Segundo a literatura médica, a adesão a tratamentos similares aos oferecidos no AME é de 60%.

Os transtornos mentais afetam, em algum momento da vida, uma em cada quatro pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Dados indicam que, até 2030, a depressão será a segunda maior causa de incapacitação por doença em países de renda média e a terceira maior em países de baixa renda.

UNEF lança Edital Vestibular 2016.1 com mais 5 novos cursos

A UNEF está com inscrições abertas para o Vestibular 2016.1. O edital foi lançado nesta segunda-feira (14) com mais 5 novos cursos: Biomedicina, Design de Interiores, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Gestão Hospitalar

Outra novidade é que o candidato poderá ingressar tanto usando o resultado da avaliação do Exame Nacional de Ensino Média (ENEM) quanto pelo Processo Seletivo de prova escrita. Serão reservadas 50% das vagas para o ingresso pelo ENEM.

A prova será realizada na sede da Faculdade UNEF, no dia 22/11/2015 (domingo), das 9h às 13h. O portão estará aberto a partir das 8h. O interessado deve se inscrever até o dia 20/11/2015, das 08h30 às 12h30 e das 14 às 21h, na sede da Faculdade, na Avenida Luís Eduardo Magalhães, s/n, Subaé (ao lado do antigo Clube Cajueiro) ou através do site: www.unef.edu.br, também até o dia 20 de novembro.

Veja a lista de cursos e escolha o que mais combina com você:

Administração – Noturno
Arquitetura e Urbanismo – Matutino e Noturno
Biomedicina – Matutino e Noturno (novo)
Design de Interiores (Tecnológico) – Matutino (novo)
Engenharia Civil – Matutino e Noturno
Engenharia Elétrica – Matutino e Noturno (novo)
Engenharia Química – Matutino e Noturno (novo)
Farmácia – Matutino e Noturno
Gestão Hospitalar (Tecnológico) Matutino (novo)
Jornalismo – Noturno
Publicidade e Propaganda – Noturno

Essa é a oportunidade para você fazer parte da melhor Faculdade do interior da Bahia, com a melhor estrutura da região. A prova será composta por redação, de gênero dissertativo, devendo ter como Eixos Temáticos: a cultura, os problemas sociais, econômicos ou políticos brasileiros. Será avaliada a capacidade do candidato para construir e fundamentar reflexões críticas e estabelecer relações lógicas entre os argumentos, pressuposto indispensável para o ingresso aos estudos de nível superior.

MKT Grupo Nobre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s