Transtornos mentais: problemas de saúde mais comuns do que se imagina

Atualmente, no decorrer do cotidiano, a população sempre procura cumprir suas tarefas diárias, muitas vezes sem se preocupar com a saúde física e mental. E hoje, 10 de outubro, é um bom momento para refletir sobre o Dia Mundial da Saúde Mental.

Pensando nisso, o jornalista Diego Tenutti conversou com a psicóloga e gerente da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Kariny Costa Gonçalves.

Confira, abaixo, o bate-papo sobre sintomas e tratamentos de transtornos metais:

Quais os primeiros sintomas do transtorno mental?

Quando as pessoas começam a vivenciar diariamente uma série de emoções, variando entre a alegria, conflitos, amor, perturbações, satisfação, frustração, insônia ou excesso de sono, esses podem ser os primeiros sintomas de algum transtorno mental. Geralmente, os transtornos são extremamente difíceis de ser detectados sem a ajuda de um profissional da saúde.

Os transtornos mentais mais comuns para sociedade são aqueles que estão relacionados ao humor. A depressão, o transtorno de ansiedade, a síndrome do pânico e os transtornos psicóticos são considerados os mais graves.

Como as outras pessoas podem identificar que seu amigo ou familiar está sofrendo com doenças relacionadas à saúde mental?

Como exemplo, o primeiro sinal que facilita na identificação desses transtornos mentais é a mudança repentina em seus hábitos diários, fazendo com que a pessoa fique mais agitada, agressiva, e não sinta mais vontade de sair de casa.

Quais os motivos que levam as pessoas a não procurarem um profissional da saúde para falar sobre a doença?

As pessoas sentem medo de procurar algum profissional da saúde ou até mesmo um amigo para conversar sobre problemas de saúde mental, com medo de receber represália ou serem motivos de piada para os outros. Por isso, muitas pessoas preferem se esconder ou se isolar da sociedade. Primeiramente, devemos combater o preconceito, fazendo com que a sociedade entenda que transtorno mental é, sim, uma doença que deve e pode ser tratada.

Onde a sociedade pode buscar atendimento?

As pessoas que perceberem que estão sofrendo algum tipo de doença relacionada à saúde mental podem procurar as unidades básicas de saúde dos municípios, aquelas mais próximas de sua casa, onde receberão os primeiros atendimentos e encaminhamentos para profissionais especializados.

Quais os principais tratamentos oferecidos pelo SUS?

São vários os tipos de tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde [SUS]. Entre eles estão o tratamento medicamentoso, o atendimento psicológico e as oficinas terapêuticas, nas quais são realizadas atividades que estimulam a criatividade do paciente.

Para os casos de pacientes considerados em estágios leve e moderado, o tratamento é realizado nas unidades básicas de saúde. Já aqueles que estão em estado mais grave serão encaminhados ao Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), aqui em Rio Branco. Os moradores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Epitaciolândia e Brasileia devem procurar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é uma unidade de saúde especializada para tratar pessoas com transtornos mentais.

Quais hábitos podem conservar e melhorar a nossa saúde mental?

Priorizar a nós mesmos, a saúde, cuidando da alimentação, praticando exercícios físicos, sair com os amigos, aproveitar mais os programas em família e cuidar do lado espiritual, cada um à sua forma. De maneira resumida, essa é uma ótima receita para começarmos a cuidar melhor de nossa saúde mental.

UNEF lança Edital Vestibular 2016.1 com mais 5 novos cursos

A UNEF está com inscrições abertas para o Vestibular 2016.1. O edital foi lançado nesta segunda-feira (14) com mais 5 novos cursos: Biomedicina, Design de Interiores, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Gestão Hospitalar

Outra novidade é que o candidato poderá ingressar tanto usando o resultado da avaliação do Exame Nacional de Ensino Média (ENEM) quanto pelo Processo Seletivo de prova escrita. Serão reservadas 50% das vagas para o ingresso pelo ENEM.

A prova será realizada na sede da Faculdade UNEF, no dia 22/11/2015 (domingo), das 9h às 13h. O portão estará aberto a partir das 8h. O interessado deve se inscrever até o dia 20/11/2015, das 08h30 às 12h30 e das 14 às 21h, na sede da Faculdade, na Avenida Luís Eduardo Magalhães, s/n, Subaé (ao lado do antigo Clube Cajueiro) ou através do site: www.unef.edu.br, também até o dia 20 de novembro.

Veja a lista de cursos e escolha o que mais combina com você:

Administração – Noturno
Arquitetura e Urbanismo – Matutino e Noturno
Biomedicina – Matutino e Noturno (novo)
Design de Interiores (Tecnológico) – Matutino (novo)
Engenharia Civil – Matutino e Noturno
Engenharia Elétrica – Matutino e Noturno (novo)
Engenharia Química – Matutino e Noturno (novo)
Farmácia – Matutino e Noturno
Gestão Hospitalar (Tecnológico) Matutino (novo)
Jornalismo – Noturno
Publicidade e Propaganda – Noturno

Essa é a oportunidade para você fazer parte da melhor Faculdade do interior da Bahia, com a melhor estrutura da região. A prova será composta por redação, de gênero dissertativo, devendo ter como Eixos Temáticos: a cultura, os problemas sociais, econômicos ou políticos brasileiros. Será avaliada a capacidade do candidato para construir e fundamentar reflexões críticas e estabelecer relações lógicas entre os argumentos, pressuposto indispensável para o ingresso aos estudos de nível superior.

MKT Grupo Nobre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s